segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AMOR ÁGAPE E LIDERANÇA


A verdadeira liderança é aquela com base na influência e na autoridade.

Liderar é servir, ou seja, identificar e satisfazer as necessidades legítimas das pessoas, e para isso devemos nos sacrificar pelas pessoas. Assim fizeram os grandes líderes da história que conseguiram de forma maestral liderar multidões pura e exclusivamente com o uso da influência: Jesus, Gandhi, Martin Luther King, entre outros.

Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, “colhemos aquilo que plantamos”. Um verdadeiro líder tem que ter:

1º - Liderança
2º - Autoridade
3º - Serviço e sacrifício
4º - Amor
5º - Vontade

Você não tem necessariamente que gostar de seus funcionários, sócios, fornecedores e clientes, de fulano e siclano, mas como líder deve amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Essa é a força de qualquer negócio de sucesso. Assim deve agir um verdadeiro líder em seu relacionamento com as pessoas.

Segundo a epístola aos Coríntios, cap.13, é dessa forma que age um verdadeiro líder (com amor ágape), compare:

- Ser líder é ser honesto e confiável, bom modelo, cuidadoso, comprometido, bom ouvinte, manter pessoas responsáveis, tratar com respeito, incentivar pessoas, ser entusiástico e positivo, gostar das pessoas.

O amor ágape descreve comportamento, mas não sentimento. Somente uma liderança positiva e equilibrada poderá gerar uma fidelidade recíproca em relacionamentos do dia-a-dia, seja no lar, no trabalho ou no grupo de amigos (quando falamos de fidelidade, referimo-nos a uma rota de renúncia e caráter irrepreensível, onde passaremos por provações e dificuldades a cada dia).

Evite a ira, este sentimento pode destruir um bom relacionamento. Procure diante de certas situações que lhe irrita ter paciência se colocando na posição do outro para tentar descobrir o porquê do comportamento que tanto lhe perturba. Deixe de lado o racionalismo extremo, pense com o coração, nesta hora vale de tudo: conte até dez, respire fundo, peça um tempo para refletir para só aí falar alguma coisa.

As palavras cortam como uma adaga de dois gumes e podem tanto edificar como destruir o próximo.

Siga o sábio conselho do Mestre: ame o próximo como a tí mesmo, ou ainda, “nunca faça com alguém aquilo que não gostaria que fizessem a você.”

E por último, se ficares chateado com Deus e até mesmo duvidar de sua existência, mantenha o sentimento de fidelidade, e isso poderá mudar o contexto, pois atrairá coisas positivas, sendo que logo tudo mudará para melhor. Lembre-se: Quem deve fidelidade é você para com Deus, não 'inverta as bolas', isso poderá lhe custar muito caro ...

Nenhum comentário: